Muitos se perguntam quais são os locais onde um enfermeiro nos EUA pode atuar, pois, exercer a profissão nos Estados Unidos é algo que chama cada vez mais a atenção desses profissionais.
O motivo é claro: o país está apresentando alta demanda desses profissionais e os nativos não estão conseguindo suprir toda essa necessidade. Sendo assim, o mercado se abre mais para profissionais estrangeiros.
Além de muitas oportunidades no país, também há a valorização da média salarial para os profissionais da saúde. De modo geral a qualidade de vida nos EUA já é melhor, considerando o aumento no salário fica ainda melhor!
Principais locais onde um enfermeiro nos EUA pode atuar
Mas, claro, para tudo na vida existe a necessidade de um plano, então você precisa saber em quais locais onde um enfermeiro nos EUA pode atuar.
De modo geral, aqueles que possuem experiência e especialização podem atuar em qualquer área, assim como no Brasil. Alguns setores que você pode atuar estão listados a seguir:
Unidade de Terapia Intensiva (adulto e pediátrico)
O papel do profissional na UTI é coletar as informações do paciente, realizar exames físicos, ensinar os procedimentos, orientar os enfermos e dar continuidade nas medidas encaminhadas pelos médicos.
O enfermeiro irá cuidar de pacientes em estado mais crítico, sendo uma das ocupações mais delicadas dentro do ambiente hospitalar.
Centro Cirúrgico
Você também poderá atuar no Centro Cirúrgico do hospital durante a cirurgia ao auxiliar o médico e, também, depois do procedimento ajudando o próprio paciente na recuperação.
Antes da cirurgia, o enfermeiro também é responsável pelo preparo do paciente antes de ir para a sala de cirurgia.
Diálise
Neste caso, a responsabilidade do profissional é monitorar e identificar os efeitos da hemodiálise, bem como as complicações provenientes da própria doença.
Irá acompanhar o paciente durante o tratamento e ajudá-lo com informações sobre tratamento e prevenção.
Psiquiatria
Outro dos locais onde um enfermeiro nos EUA pode atuar é na ala de psiquiatria do hospital.
A enfermagem atua muito na área da supervisão ao paciente, mas, também, dá suporte emocional aos internados. Além disso, administra os remédios.
Hemodinâmica
Nos laboratórios de Hemodinâmica o papel do enfermeiro é ajudar o paciente no pré e no pós-procedimentos, bem como ajudar a equipe a gerenciar os materiais.
Obstetrícia
Os enfermeiros também podem atuar no departamento de obstetrícia dando todo o suporte para os pacientes. Além de ajudar nos procedimentos, atua na parte psicológica da grávida dando suporte emocional.
Pediatria
O setor pediátrico é um dos locais onde um enfermeiro nos EUA pode atuar como apoio às crianças.
Como conseguir trabalhar nos EUA como enfermeiro
Como você pôde notar, há várias áreas de atuação que você pode escolher. Mas como é possível trabalhar nos EUA devidamente legalizado? Veja quais são os principais passo:
- Validar o Diploma
Este é o primeiro passo para conseguir exercer a profissão fora do país. A validação é feita em órgãos específicos dos EUA.
- Proficiência no Inglês
Você vai precisar provar que o seu nível de inglês é suficiente para trabalhar com enfermagem. Para isso será exigido exames como IELTS ou TOEFL. O seu nível de inglês também será exigido em um teste futuro.
- Inscrição no State Board of Nursing
O States Board of Nursing é uma instituição semelhante ao COREN (Conselho Regional de Enfermagem) aqui no Brasil. Ele é responsável por regulamentar e fiscalizar os enfermeiros do país.
- NCLEX
Você vai precisar de uma licença do Estado do EUA e para consegui-la é necessário passar no exame NCLEX, uma prova de conhecimentos gerais sobre enfermagem.
- VisaScreen
Para que você consiga efetivamente trabalhar de enfermeiro nos Estados Unidos será preciso atender alguns requisitos e, dentre eles, o nível de inglês (aqui será testado o seu inglês novamente).
- Sponsor
Antes de conseguir o visto de trabalho você precisará encontrar um Sponsor, ou seja, alguém que se responsabilize por você. Para isso é necessário contatar uma agência de recrutamento ou advogados especializados no assunto.
O sponsor será o seu futuro empregador é ele quem irá se responsabilizar por você no país.
Tudo isso é uma visão bem simplista de todos os trâmites que você deverá fazer para conseguir trabalhar em um dos locais onde um enfermeiro nos EUA pode atuar.
Locais Onde Um Enfermeiro Nos EUA pode atuar: Vale a pena?
Você deve ter notado que é um processo um tanto quanto burocrático para começar a trabalhar nos EUA. Será que vale a pena todo esse esforço?
Caso você seja uma pessoa que gosta de passar por novas experiências, está em busca de melhor qualidade de vida e quer investir em sua carreira, com certeza tudo isso vale a pena.
Agora só resta decidir qual dos locais onde um enfermeiro nos EUA pode atuar você prefere trabalhar para, então, começar com a documentação necessária.