O TOEFL (Test of English as a Foreign Language), ou “teste de inglês como língua estrangeira”, mede o conhecimento e a habilidade dos que estudam o idioma. É um exame muito reconhecido no mundo, podendo ser usado para diversos fins, tanto nacional quanto internacionalmente.
O teste possui algumas modalidades, e cada uma tem um objetivo específico de avaliação. O TOEFL é reconhecido por mais de 8.500 instituições, em mais de 130 países.
Tipos de prova
O TOEFL atualmente testa quatro modalidades diferentes: Primary Test, Junior Test, IBT e ITP. Os dois primeiros são aplicados para crianças e adolescentes de 8 a 11 anos de idade. Ambos os testes são utilizados para acompanhar o nível de aprendizado no inglês e testar habilidades de comunicação.
A modalidade classificada como ITP (Assessment Series – Série de Avaliação) tem como objetivo apenas medir o nível de inglês do candidato, ou seja, não é necessário comprovar o conhecimento na escrita ou na fala do idioma.
Já o TOEFL IBT (Internet Based Test – Teste Baseado na Internet), principal modalidade do exame, é utilizado pelo meio acadêmico mundial como base de conhecimento e, principalmente, habilidades na língua inglesa. Esse tipo de teste permite provar a fluência no inglês, sendo utilizado e reconhecido mundialmente por empresas e universidades. Mas infelizmente este teste não é aceito para enfermeiros comprovarem sua proficiência de inglês.
Há também o teste PBT, que é similar o IBT, em que a única diferença é a prova ser aplicada em papel impresso, enquanto a outra é realizada por meio de um sistema on-line.
Como funciona
Como o IBT é considerado o mais importante e reconhecido, vamos explicar direitinho como ele funciona para não ficar nenhuma dúvida. Confere aí:
1. Inscrição
As formas de inscrição para realizar o TOEFL são bem variadas: você pode fazer por correio, por telefone, pessoalmente ou pelo site, que é a maneira mais fácil. Há uma taxa a ser paga, variando de acordo com o país em que a prova é aplicada. No Brasil, o investimento é em torno de U$ 250,00.
A prova é aplicada em inúmeras cidades do país, podendo-se escolher o local e a data preferidos para a realização do teste. São mais de 50 datas por ano, e caso você não consiga comparecer, pode fazer o reagendamento pagando uma taxa adicional. Não há limite de vezes de realização do TOEFL, mas ele não poderá ser realizado mais de uma vez em um período de 12 dias.
2. Conteúdo abordado
São avaliadas 4 habilidades do candidato. O reading, oucompreensão de leitura,avalia a interpretação de texto: oferece aproximadamente quatro diferentes textos para que o aluno responda perguntas a respeito, e busca verificar se o candidato está apto a encontrar informações e compreender noções básicas presentes no material.
A segunda parte da prova é sobre compreensão auditiva, ou seja, o listening. Essa fase é composta por gravações sobre as quais o aluno deverá responder perguntas. A intenção dessa etapa é avaliar se há entendimento e interpretação das conversas abordadas no material que é escutado.
O speaking é a terceira fase do TOEFL IBT. Essa avaliação oral é a prova da capacidade de falar o inglês corretamente. São disponibilizado gravadores aos participantes, que serão avaliados posteriormente ao teste.
A quarta e última etapa da realização do TOEFL é uma redação, ou seja, o writing. Essa fase da prova avalia a capacidade de expressão crítica e argumentativa. São pedidas duas dissertações ao candidato, de aproximadamente 300 palavras cada.
3. Duração e validade do exame
O exame de proficiência do TOEFL tem duração de até 4 horas. O resultado da prova é liberado no site oficial, de 10 a 13 dias após a realização. A validade do teste é de 2 anos a partir da data da prova.
4. Pontuação
O participante tem a oportunidade de realizar até 120 pontos no exame. As etapas da prova valem 30 pontos cada e são avaliadas individualmente. Não há como reprovar no TOEFL, pois a prova é utilizada apenas para medir o nível de conhecimento e habilidades que o candidato possui em relação à língua inglesa.