Se você tem diploma de enfermagem e está pensando em trabalhar fora do Brasil, saiba que isso é totalmente possível e que você pode atuar como Nurse Practitioner nos Estados Unidos.
O solo norte americano está demandando cada vez mais profissionais da saúde, principalmente nos Estados da Califórnia, Texas, Virgínia e Carolina do Norte.
Se você está em busca de novas experiências profissionais e novas experiências de vida, tentar uma vaga nos EUA pode ser a chance que você vem buscando.
Entenda melhor do que se trata um Nurse Practitioner.
Entenda mais sobre a profissão de Nurse Practitioner
Um Nurse Practitioner (NP) exige treinamento clínico avançado, além da preparação inicial que tem previamente como enfermeiro registrado. Ou seja, essa categoria está um “degrau acima”.
Os cursos didáticos e clínicos preparam enfermeiros com conhecimento especializado e competência para a prática em cuidados com os pacientes.
Para serem reconhecidos como prestadores de cuidados de saúde especializados e garantir a mais alta qualidade de atendimento, os NPs passam por uma rigorosa certificação nacional.
Além disso, para promover cuidados de saúde de qualidade e melhorar os resultados clínicos, os NPs lideram e participam de fóruns de saúde, realizam pesquisas e aplicam descobertas à prática clínica.
De forma autônoma e em colaboração com outros profissionais, os NPs fornecem um leque completo de serviços de saúde primários e especializados, como:
- Prescrever medicamentos e outros tratamentos
- Solicitação de exames diagnósticos
- Execução de exames
- Interpretação dos resultados
- Gerenciando o cuidado geral dos pacientes
- Diagnosticar e tratar doenças, como diabetes, pressão alta, infecções e lesões
- Suporte emocional
- Educar os pacientes sobre prevenção de doenças
Ou seja, de modo geral, um Nurse Practitioner é um enfermeiro especialista e que possui especificação em alguma área para atuar de forma mais direcionada. Dentre as principais áreas de atuação estão:
- Saúde do Adulto
- Saúde da Família
- Gerontologia
- Saúde Neonatal
- Oncologia
- Pediatria
- Psiquiatria
- Obstetrícia
- Ortopedia
- Dermatologia
- Dentre outras áreas
Como ser um enfermeiro nos EUA
Se você está interessado em se tornar um Nurse Practitioner, saiba que antemão que há um processo um tanto quanto burocrático. Afinal, os EUA precisa estar assegurado de que seu propósito é trabalhar adequadamente.
Antes de dar a entrada em qualquer documento ou teste é preciso responder afirmadamente para às duas perguntas:
- Você tem diploma em enfermagem?
- Você consegue se comunicar em inglês?
Se você responder “sim” para ambas, então já pode começar o seu processo para trabalhar nos EUA.
A primeira coisa que você deve fazer é validar o seu diploma (algumas instituições dos EUA são credenciadas para tal) e, depois disso, terá que realizar um teste de inglês, como o TOEFL, e atingir a pontuação mínima.
O próximo passo é se inscrever nos States Board of Nursing, uma instituição semelhante ao COREN (Conselho Regional de Enfermagem) aqui no Brasil.
Você também terá que passar no exame NCLEX, que é uma prova para assegurar os seus conhecimentos em enfermagem.
Fazendo todos os testes e passando pelos exames você poderá ir atrás do seu visto de trabalho e, para isso, precisará de um sponsor (que, no caso, será a agência responsável pelas vagas).
É claro que tudo isso é uma ideia bem geral para que você tenha noção do seu direcionamento nessa jornada. Há outros artigos em nosso blog que tratam dos trâmites de forma muito mais detalhada.
Mas, como pode notar, terá que passar por algumas etapas antes de se tornar um Nurse Practitioner efetivamente.
Vale a pena trabalhar fora do Brasil?
O Nurse Practitioner tem alta valorização nos Estados Unidos e nos últimos anos a área da saúde tem demandado cada vez mais profissionais.
Consequentemente, os salários dos enfermeiros nos EUA estão bem satisfatórios. Você pode chegar a ganhar mais de US$ 100 mil por ano se estiver especialização.
Além de uma qualidade de vida superior ao Brasil, você também passará por experiências profissionais incríveis que irão dar subsídio para o sucesso da sua carreira no futuro.
Sendo assim, não deixe de considerar a ideia de tentar uma vaga como enfermeiro nos Estados Unidos.
Se você tem vontade e já tem o diploma em mãos, mas ainda não domina muito bem o inglês, basta focar no estudo da língua que dentro de 6 meses você estará bem mais afiado e conseguirá mandar bem nos testes.
Ao decorrer desse tempo você já pode estudar melhor o seu plano para ficar na América do Norte.
E aí, gostou da ideia de se tornar um Nurse Practitioner? Com certeza vai ser uma grande aventura profissional que lhe trará muitos frutos e ótimas experiências de vida.