Se você fez enfermagem e deseja atuar na área de anestesia, já parou para pensar que pode se tornar um enfermeiro anestesista nos EUA? Exatamente, você pode exercer a sua profissão em solo americano.
A busca por profissionais habilitados e qualificados cresce cada vez mais nos Estados Unidos e a tendência é que continue dessa forma. Nesse cenário, muitas oportunidades estão surgindo no país.
Como os enfermeiros são mais reconhecidos nos EUA do que no Brasil, você estará investindo não somente em sua carreira, mas, também, na sua qualidade de vida. Descubra como é possível trabalhar com anestesia na América do Norte.
Como é possível ser um enfermeiro anestesista nos EUA
Para ser um enfermeiro anestesista nos EUA depende do estágio em que você se encontra. Você já está atuando nos Estados Unidos ou ainda não está exercendo a profissão por lá?
Caso você se enquadre na primeira situação, você terá que começar pelos trâmites iniciais. Ou seja:
- Validar seu diploma
- Fazer uma prova de inglês com validade nos EUA
- Fazer uma inscrição no States Board of Nursing
- Passar na prova NCLEX
- Conseguir um Sponsor
- Conseguir o visto de trabalho
Depois de seguir esses trâmites e ser aprovado nos exames você se tornará um Enfermeiro Registrado (RN, nos EUA). A partir disso poderá começar a exercer a profissão de enfermeiro nos Estados Unidos.
Entretanto, se você desejar ser um enfermeiro anestesista nos EUA há outros passos para serem seguidos.
Você deverá cursar mestrado ou dourado com foco em anestesiologia. Tais programas de pós-graduação habilitam o enfermeiro atuar em diversas outras áreas, mas, no seu caso, é preciso escolher a área da anestesia.
O curso leva, em média, dois anos para ser concluído. Além de todo o estudo e dedicação que você deverá ter para finalizar a pós, será necessário possuir o chamado Certified Registered Nurse Anesthetists – CRNA (Certificado de Registro de Enfermeiros Anestesiologistas).
E, para isso, você terá que passar em um exame chamado NCE (National Certification Examination). O mesmo é realizado em diversas datas ao longo do ano.
Além disso, de 4 em 4 anos haverá a necessidade de novas certificações para que todos os profissionais se mantenham devidamente atualizados e capacitados.
Os enfermeiros anestesiologistas que passarem por todo esse processo terão a habilidade de gerenciar e reconhecer diversos eventos intraoperatórios, inclusive de caráter emergencial.
O aprendizado é focado em simulação, um meio útil e eficiente de gerar conhecimento para os profissionais.
É uma área da enfermagem que exige muita responsabilidade e dedicação, visto que é um trabalho determinante na vida de um paciente.
Os riscos e as responsabilidades são maiores, como já dito anteriormente, e como consequência um enfermeiro anestesista nos EUA ganha relativamente bem dentro do hospital.
Mas já se mantenha ciente de que essa jornada não será fácil! Demandará certo tempo e dedicação, mas com certeza será uma trajetória que valerá a pena!
Como fazer mestrado nos EUA
Como você notou, há a necessidade da especialização para conseguir se tornar um enfermeiro anestesista nos EUA.
Para você concorrer a um programa de mestrado ou doutorado na área será exigido, pelo menos na maioria dos casos, no mínimo 2 anos de experiência na UTI.
Entretanto, preencher esse requisito não é o suficiente. Também é avaliada a performance do candidato durante a sua formação.
Outro requisito importante é a verificação da licença de enfermeiro nos EUA, avaliando que sua trajetória realmente não apresentou nenhum problema.
Mas, claro, cada instituição tem o seu método e procedimento para classificar os alunos de mestrado e doutorado. Sendo assim, a recomendação é avaliar o plano das faculdades em específico.
Como você pode notar, não é um plano de curto prazo e talvez você se assuste neste início. Entretanto, se você começar a se planejar é possível passar por todos esses passos e se tornar um enfermeiro anestesista nos EUA o mais breve possível.
E durante todo esse tempo você irá trabalhar nos Estados Unidos exercendo a profissão, o que será ótimo para a sua experiência e, também, para aprimorar o seu inglês.
Vale mesmo a pena trabalhar com enfermeiro fora do país?
Trabalhar fora do país não é algo para todos os tipos de perfis e isso deve ser avaliado. Aquelas pessoas que são muito apegadas às pessoas queridas podem ter muita dificuldade – e até mesmo tristezas – em morar fora.
Entretanto, se você tem a mínima vontade de partir para outro lugar e viver novas experiências, com certeza essa é uma oportunidade que você não pode deixar passar.
Como você notou, tornar-se um enfermeiro anestesista nos EUA não é fácil e você precisa começar pelo básico. Agora só resta você começar a organizar os seus documentos para fazer a validação do seu diploma.