O OET é um exame internacional de inglês que avalia as competências linguísticas dos profissionais de saúde que pretendem trabalhar num país de língua inglesa.
O Occupational English Test, também conhecido como OET, é propriedade da Cambridge Assessment English e da Box Hill Institute e foi formulado para dotar os estudantes e profissionais da área da saúde com uma certificação de inglês específica para as necessidades desta área de atuação.
O OET é um teste de inglês internacional que avalia a proficiência linguística de profissionais de saúde que procuram registar-se e exercer em ambientes que requeiram a utilização da língua inglesa.
Providencia uma avaliação fiável das quatro capacidades linguísticas chave – Compreensão Auditiva, Leitura, Escrita e Oralidade – com especial ênfase na comunicação em contextos profissionais de saúde.
O OET abrange as necessidades linguísticas de 12 profissões do setor da saúde: medicina, enfermagem, farmácia, veterinária, odontologia, podologia, dietética, ortóptica, radiologia, logopedia, fisioterapia e terapia ocupacional.
As quatro partes do exame simulam tarefas reais e avaliam as competências linguísticas mais relevantes para cada profissão.
Como é a estrutura do OET
O teste encontra-se dividido em quarto componentes: Prova Auditiva, Leitura, Escrita e Oralidade.
Prova auditiva
Duração: 50 minutos
Avalia se o candidato consiga entender um leque de materiais orais, tais como consultas e palestras.
Leitura
Duração: 60 minutos
Avalia se o candidato consiga ler e entender diferentes tipos de texto associados à saúde.
Escrita
Duração: 45 minutos
Avalia se o candidato consiga escrever uma carta de forma clara, precisa e que seja relevante para o leitor.
Prova Oral
Duração: 20 minutos
Avalia se o candidato consiga se comunicar de forma eficaz em contextos reais através do uso de role-plays.
Quem aceita o OET
Os resultados do OET são aceites pela maioria dos órgãos e conselhos reguladores de saúde no Reino Unido, Irlanda, Austrália, Nova Zelândia, Singapura e Dubai como prova de proficiência em inglês. Também é reconhecido pelo Departamento de Imigração e Proteção de Fronteiras da Austrália e Imigração da Nova Zelândia para todas as categorias de visto onde possa ser necessário um teste de inglês.
O OET é aceite como prova de proficiência linguística em inglês:
- Para vistos na Austrália e Nova Zelândia.
- Para efeitos de registo, acreditação e licenciamento na Austrália, Nova Zelândia, Dubai, Singapura and Namíbia.
- Por Autoridades de Certificação e Qualificação no Dubai e Nova Zelândia.
- Por Universidades, prestadores de serviços de educação e recrutadores na Austrália e Nova Zelândia.
- Pela General Medical Council (GMC) e a Medical Council (MC) – Entidades reguladoras de médicos no Reino Unido e na Irlanda; pela Nursing and Midwifery Council – Entidade reguladora de Enfermagem e Obstetrícia no Reino Unido
Disponível em mais de 100 locais em 40 países, o OET é propriedade da Cambridge Boxhill Language Assessment, uma associação entre a Cambridge English e a Box Hill Institute, Austrália.
Quanto custa o exame OET
O OET tem um custo de AUD $587.00
Para saber mais informações sobre o exame OET, acesse o site oficial do OET Test.