Nesse artigo falaremos como funciona o NCLEX.
O NCLEX (National Council Licensure Examination) é um exame para o licenciamento de enfermeiros nos Estados Unidos, Canadá e agora em 2020 na Austrália. Existem dois tipos, o NCLEX-RN e o NCLEX-PN. Após a graduação de enfermagem, o estudante é obrigado a realizar o exame NCLEX para receber a sua licença de enfermagem. Funciona como se fosse a prova de OAB (Ordem de Advogados do Brasil), ou seja, o advogado só pode exercer a sua profissão de advogado após passar na prova. Assim funciona nos Estados Unidos. A diferença é que para enfermagem a licença é concedida pelo estado em que eles cumpriram os requisitos.
Os exames NCLEX são desenvolvidos e de propriedade do Conselho Nacional dos Conselhos Estaduais de Enfermagem, Inc. (NCSBN). O NCSBN administra esses exames em nome de seus conselhos membros, que consistem nos conselhos de enfermagem dos 50 estados, no Distrito de Columbia e em quatro territórios dos EUA, Samoa Americana, Guam, Ilhas Marianas do Norte e Ilhas Virgens Americanas.
Para garantir a proteção do público, cada conselho de enfermagem exige que um candidato a licenciamento passe no exame NCLEX apropriado, o NCLEX-RN para enfermeiros e o NCLEX-PN para enfermeiros profissionais ou práticos. Os exames NCLEX são projetados para testar os conhecimentos, habilidades e habilidades essenciais para a prática segura e eficaz da enfermagem no nível de ingresso.
Os exames NCLEX são fornecidos em um formato computadorizado e atualmente são administrados pela Pearson VUE em sua rede de centros profissionais Pearson (PPC). Em exames computadorizados como esse, o computador seleciona qual pergunta é feita com base em como você respondeu à pergunta anterior. O NCLEX cobre uma ampla gama de materiais. O indivíduo será pontuado por sua capacidade de pensar criticamente sobre decisões envolvendo cuidados de enfermagem.
Formato do exame NCLEX
O exame NCLEX é realizado em um computador no Pearson Professional Center. Existem inúmeros centros de teste em cada estado dos EUA e centros em 175 países, inclusive no Brasil. O exame NCLEX é composto por pelo menos 90% de perguntas de múltipla escolha. As perguntas restantes exigem que um indivíduo preencha o espaço em branco, escolha todas as respostas corretas em uma lista de opções, insira várias processos na sequência correta ou identifique uma área correta na imagem. Algumas dessas questões, solicitam informações sobre um gráfico ou clipe de áudio. As perguntas também podem usar figuras como opções de resposta em vez de palavras. Cada pergunta aparecerá uma de cada vez na tela do computador. As perguntas não serão repetidas; no entanto, perguntas com base em uma situação semelhante podem ser feitas.
Cada candidato fará uma forma diferente do exame. Como cada pergunta depende de como a pergunta anterior é respondida, um candidato pode receber entre 75 e 265 perguntas. Apenas 60 das 75 primeiras perguntas do exame contarão. Os 15 que não contam são perguntas “experimentais” e serão usadas nos próximos exames. As perguntas de avaliação não são identificadas como tal, portanto, é melhor responder a todas as perguntas. Se o indivíduo continuar recebendo perguntas da mesma categoria, isso pode significar que o NCSBN está testando esses tipos de perguntas, ou pode significar que o indivíduo continua recebendo esses tipos de perguntas incorretamente. O computador continuará gerando perguntas aleatoriamente a partir dessa categoria até que o indivíduo atenda aos requisitos do plano de teste.
Cada indivíduo terá no máximo seis horas para concluir o exame, mas não há limite de tempo mínimo. Há um intervalo de 10 minutos, cerca de 2 horas e meia após o início do exame, e outro intervalo opcional após cerca de 4 horas de teste. É aceitável fazer pausas a qualquer momento durante o exame, no entanto, os participantes perderão o tempo de pausa adicional do tempo total do teste.
Um certo número de perguntas respondidas corretamente não é necessário para passar no exame. A pontuação do candidato não será comparada com outras pontuações para determinar se eles passaram. O NCLEX é avaliado comparando as respostas com um padrão pré-estabelecido. Os indivíduos que atendem ou excedem o padrão passam no exame, aqueles que não reprovam.
Conteúdo do exame NCLEX
A maioria dos itens de teste é escrita no nível cognitivo de aplicação ou superior, mas o exame pode incluir itens em todos os níveis cognitivos. Exemplos de nível cognitivo são memorização ou recordação, conhecimento, análise e aplicação.
NCLEX-PN
O conteúdo do NCLEX-PN é baseado nas necessidades do cliente:
- Ambiente de cuidados eficazes e seguros
- Coordenação de Cuidados
- Controle de Segurança e Infecção
- Promoção e Manutenção da Saúde
- Integridade psicossocial
- Integridade fisiológica
- Cuidados básicos e conforto
- Terapias Farmacológicas e Parenteral
- Redução do potencial de risco
- Adaptação Fisiológica
NCLEX-RN
O conteúdo do NCLEX-RN é baseado nas necessidades do cliente:
- Ambiente de atendimento seguro e eficaz
- Gestão do Cuidado 17-23%
- Controle de Segurança e Infecção 9-15%
- Promoção e Manutenção da Saúde 6-12%
- Integridade psicossocial 6-12%
- Integridade fisiológica
- Cuidados básicos e conforto 6-12%
- Terapias Farmacológicas e Parenteral
- Redução do potencial de risco de 9 a 15%
- Adaptação fisiológica 11-17%
Custo e onde fazer o NCLEX
O custo da prova NCLEX é de USD $200, caso você faça a prova nos EUA. Caso a prova seja feita fora do território americano, tem um custo adicional de USD $150, que é a Taxa Internacional.
Para saber mais informações sobre o NCLEX, acesse o website da NCSBN.