Se você pensa em exercer a carreira de enfermeiro nos Estados Unidos deve estar por dentro das diferentes categorias e funções na área da enfermagem nos EUA. Afinal, é uma área muito ampla e há opções no mercado.
A área da saúde está sendo muito demandada no solo norte americano e os salários atrativos fazem com que a procura dos estrangeiros formados em enfermagem cresça bastante.
E, de fato, passar um tempo trabalhando nos Estados Unidos não parece uma má ideia, não é mesmo? Se você é formado na área ou está prestes a pegar o seu diploma, que tal conhecer melhor sobre as possibilidades?
Categorias e funções na área da enfermagem nos EUA: conheça o State Board of Nursing
Quando falamos em categorias e funções na área da enfermagem nos EUA não há como fugir do chamado State Board of Nursing. A tradução ao pé da letra é Conselho Estadual de Enfermagem, ficando fácil de compreender seu papel.
É um órgão que possui as mesmas responsabilidades que o COREN (Conselho Regional de Enfermagem) no Brasil, ou seja, regulamentar todos os profissionais de enfermagem.
Além disso, o papel dessas instituições é também fiscalizar aqueles que praticam o exercício da enfermagem.
Uma diferença do órgão americano é que lá as regionais possuem mais autonomia, então cada qual possui os seus critérios para emitir as licenças dos enfermeiros e enfermeiras.
Não são instituições com fins lucrativos, sendo seu objetivo principal organizar e implementar procedimentos para quem trabalha com enfermagem.
Assim como no Brasil, a preocupação é com a saúde pública, bem-estar e segurança dos profissionais.
Dentre os papéis do States Board of Nursing há a classificação das categorias e funções na área da enfermagem nos EUA, as quais você pode conferir nos próximos tópicos.
CNA (Certified Nurse Assistant)
O CNA é a categoria para assistentes de enfermagem e, também, auxiliares de médicos.
É um trabalho mais simples e bem menos técnico, exigindo do profissional tarefas mais básicas como desinfetar e limpar o equipamento de trabalho utilizado pelos enfermeiros ou médicos.
Também fica ao encargo dos assistentes o papel de ajudar os pacientes quanto à alimentação, higiene pessoal e outros cuidados.
Então, comparando com o Brasil, é uma profissão muito similar ao auxiliar de enfermagem. Obviamente, este profissional ganha menos do que médicos e enfermeiras.
LPN (Licenced Practice Nurse)
Já o Licenced Practice Nurse é uma categoria que pode exercer funções mais complexas no que tange às técnicas de enfermagem.
Este profissional pode, por exemplo, administrar medicamentos, realizar primeiros socorros e até mesmo análise laboratorial.
Uma função bem semelhante aqui no Brasil são os Técnicos em Enfermagem, profissão bem comum no país.
RN (Registered Nurse)
Agora, o profissional que é classificado como Registered Nurse é aquele que efetivamente possui o registro de enfermeiro.
Há a necessidade de um diploma com o título de Bacharel em Enfermagem, além de diversas certificações para poder trabalhar nas áreas dos hospitais e clínicas.
Esses profissionais podem tomar conta dos pacientes na UTI (Unidade de Terapia Intensiva), auxiliar os médicos durante a cirurgia e muito mais.
Dentre as categorias e funções na área da enfermagem nos EUA esta é, com certeza, a que possui maior média salarial no mercado. Mas, claro, também é a profissão que exige maior estudo e experiência.
Nos Estados Unidos, como já falado anteriormente, a demanda pela área de enfermagem tem crescido muito (principalmente por conta da Covid-19), então o mercado está bem aquecido e os salários se apresentam cada vez mais interessantes.
Funções Na Área Da Enfermagem: Vale a pena trabalhar nos EUA?
A essa altura do campeonato talvez você esteja se perguntando se é efetivamente interessante a ideia de mudar de país para trabalhar como enfermeiro.
De fato, os benefícios são muito grandes, ficando os pontos negativos mais voltados para a saudade do Brasil e das pessoas queridas.
Afinal, os profissionais da saúde são mais valorizados nos EUA (moralmente e economicamente falando), então a sua qualidade de vida muito provavelmente será melhor.
Além disso, a troca de experiência com profissionais de outros países é algo que irá deixar a sua trajetória na enfermagem muito enriquecida. Se um dia desejar trabalhar no Brasil, você com certeza irá se destacar da concorrência.
Avalie em qual das categorias e funções na área da enfermagem nos EUA você poderia atuar e já comece a bolar o seu plano para novas experiências.
Haverá, sim, certa burocracia para que você consiga trabalhar nos Estados Unidos legalmente, mas com um pouco de paciência e seguindo as instruções adequadas você estará devidamente habilitado em pouco tempo.
Lembrando que com novos cursos e afins você pode ir “subindo” entre as categorias e funções na área da enfermagem nos EUA e fazer toda a sua carreira no país.